terça-feira, 23 de maio de 2017

Semana de alerta para a pré-eclâmpsia

       O dia 22 de maio foi marcado pela Comissão de Hipertensão durante a Gestação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), como o Dia Mundial da Pré-eclâmpsia, e a semana que compreende essa data, deve ser considerada uma semana para se alertar sobre a importância de conhecer os sintomas dessa doença, que é considerada a principal causa de morte materna e partos prematuros no mundo.
       A pré-eclâmpsia ainda representa um grande impacto na saúde da mulher globalmente, sendo a principal causa de morte materna no país. Ela é responsável por 15% das mortes maternas no Brasil, algo entre duas a três mulheres por dia. Estima-se que, em países desenvolvidos, entre 2% a 8% das gestações sejam impactadas com doença e suas complicações. No Brasil, a incidência pode chegar a 10%. Mas identificar precocemente a doença pode mudar este cenário.
       CAUSAS
      A pré-eclâmpsia é uma doença causada pela hipertensão e alto nível de proteína na urina, associada a lesões de órgãos maternos, que começa a partir da 20º semana de gestação. É uma doença que pode trazer complicações sérias tanto para a mãe como para o bebê, caso não seja diagnosticada precocemente e controlada corretamente. Pode provocar na mãe, desde convulsões, acidente vascular cerebral e hemorragia, a dano renal, insuficiência hepática e até na morte. Nos primeiros estágios, ela é assintomática, isso é: a mãe não sente nada, e quando aparecem os sinais já pode estar em níveis graves o que dificulta o controle e aumentam as chances do parto prematuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário